Cuidados no Armazenamento de Cargas Perigosas

Cuidados no armazenamento de cargas perigosas

Dentro do setor logístico são encontrado vários desafios a serem superados, alguns deles podem ser encontrados durante o transporte das mercadorias e outros até no armazenamento dos mesmos. Um dos maiores desafios do armazenamento de remessas ocorre quando é preciso lidar com cargas perigosas, que além dos cuidados internos, também demandam procedimentos que devem ser seguidos de acordo com a legislação.

Diante dessa importante questão para as empresas que lidam com esse tipo de carga, no post desta semana vamos falar sobre os cuidados que devem ser tomados com a armazenagem de cargas perigosas. Para saber mais, continue lendo.

 

Que tipos de cargas são consideradas perigosas?

Alguns tipos de cargas são consideradas perigosas, e para proporcionar uma maior segurança às pessoas que realizaram a manipulação da carga como também àqueles que trafegam próximas a esse tipo de carga, é necessário que haja uma sinalização rigorosa, levando em conta até mesmo os mínimos detalhes. Mas você sabe identificar uma carga perigosa? Podemos enquadrar nesta caregoria toda e qualquer carga que possa oferecer risco à nossa saúde ou integridade física, como por exemplo gases, substâncias oxidantes, peróxidos orgânicos, substâncias tóxicas, infectantes ou corrosivas, bem como sólidos e líquidos inflamáveis e materiais radioativos.

Como armazenar cargas perigosas?

Quando se trata de cargas perigosas, é necessário que haja atenção extra na gestão do armazém. Indicamos que as cargas perigosas sejam armazenadas em espaços com proteção extra, e que antes de serem manuseadas, os colaboradores protejam-se com todo o equipamento de segurança necessária, especialmente quando se trata de cargas radioativas.

Embalando cargas perigosas

As embalagens de cargas perigosas devem ser totalmente vedadas para evitar quaisquer tipos de vazamentos possíveis. Este procedimento é imprescindível, pois caso haja algum tipo de falha na vedação, a substancia pode causar acidentes de grandes proporções, ou mesmo danos irreversíveis à saúde das pessoas que tiverem contato com a substância em questão. Vale ressaltar ainda que a utilização de equipamentos de proteção individual é obrigatório de acordo com a legislação. A lei também prevê que o curso de movimentação de produtos perigosos (MOPP) seja obrigatório para os motoristas que irão transportar e locomover estas cargas. Portanto, para garantir segurança e ter mais confiança de seus clientes, exija que os seus motoristas tenham esta certificação.

Gostou do post? Não deixe de conferir as outras publicações em nosso blog!

Conheça a Transzecão

transportadora Transzecão atua há mais de quatro décadas no ramo logístico e tornou-se referência quando o assunto é transporte. Sediada na cidade de Pirituba, interior de São Paulo, atuamos em toda a região metropolitana, bem como na região de Sorocaba, além de atender também os arredores da cidade de Campinas. Como uma empresa muito bem equipada, com experiência no ramo logístico e conta com profissionais altamente treinados. Necessita de um frete? Entre em contato com a Transzecão e conheça nossos serviços. Estamos prontos para lhe oferecer as melhores soluções logísticas.


Categoria: Artigo

Publicado em:


Segunda à Sexta das 07h00 às 19h30


 Telefone:Coleta  Telefone:Financeiro
WhatsApp
by Redbit